CAMPANHA PARA CRIAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTO JUVENIL NA CASA DA CRIANÇA - SRS


PROJETO: IMPLANTAÇÃO DE UMA BIBLIOTECA INFANTO-JUVENIL NA CASA DA CRIANÇA “IRMÃ MARIA DOMITILA DE ALMEIDA” – SANTA RITA DO SAPUCAÍ – MG



ORGANIZAÇÃO DO PROJETO: LAR ESPÍRITA MÃOS DE AMOR – 20 ANOS
 PARCEIROS: Empório de Notícias; D2 FM; Papelaria Chromos; Núcleo Espírita Nosso Lar; Papelaria Caruso; Supermercado Avenida; De Franco Imóveis; Centro Espírita Amor e Caridade Santarritense; Vale Independente; Leucotron; E. E. Sinha Moreira; Doce Mel; FAG Soluções; Auto Posto Zezão; Loja Maçonica Caridade Sul Mineira; CooperRita. 

Santa Rita do Sapucaí
2015


INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELO ORGANIZAÇÃO DO PROJETO:

O Lar Espírita Mãos de Amor (LEMA) é uma associação civil, apolítica, constituída por tempo indeterminado e sem fins econômicos que tem por finalidade promover o estudo e a vivência da ciência, filosofia e moral espírita.
Dentro deste escopo, o LEMA objetiva ainda o desenvolvimento de atividades (sem distinção de condição social, sexo, cor ou etnia, credo religioso ou político e nacionalidade) de promoção humana e social, tais como: emancipação humana, arte, cultura, conscientização ambiental, palestras de orientação social, entre outras.


INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS
CNPJ
00.891.166/0001-45
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
94.30-8-00 - Atividades de associações de defesa de direitos sociais 
94.93-6-00 - Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
94.99-5-00 - Atividades associativas não especificadas anteriormente 
Endereço (Sede Própria)
Rua Jequitibá, 27, Fazenda Nossa Senhora da Aparecida (Portal da Serra), Bairro Vintém, Zona Rural. Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais. CEP 37540-000 –
Telefone para contato: 35 91400623
e-mail: lema.srs@outlook.com
Mês e Ano de Fundação
Julho de 1995



PROFISSIONAL RESPONSÁVEL PELO PROJETO:
VLADAS URBANAVICIUS JÚNIOR - http://lattes.cnpq.br/1932815341782242


1     INTRODUÇÃO

O hábito da leitura, talvez seja o dos mais saudáveis e propulsores do progresso humano. Não obstante, este hábito não nasce a esmo. É preciso incentivar, motivar, criar meios para que as crianças e adultos tenham acesso e interesse na leitura.
Os tópicos a seguir mostram os principais benefícios que a leitura pode trazer para aquele que a pratica.
1)      Solta sua imaginação;
2)      Estimula sua criatividade;
3)      Aumenta seu vocabulário;
4)      Facilita à escrita;
5)      Simplifica a compreensão das coisas;
6)      Ajuda na vida profissional;
7)      Melhora a comunicação com os outros;
8)      Amplia o conhecimento geral;
9)      Liga seu senso crítico na tomada.

Fonte: http://bpmeuclidesdacunha.blogspot.com.br

Santa Rita do Sapucaí é uma cidade acostumada a realizar sonhos. Esta realidade pode ser vista de forma concreta nas instituições de ensino, nas organizações dos mais variados segmentos, nas instituições sociais e nas pessoas. Este projeto nasceu de um sonho da equipe do Lar Espírita Mãos de Amor (LEMA) de criar um elo de ligação entre os diversos segmentos da sociedade, promovendo a cultura do “Realizar Juntos”, a fim de que realizando juntos, o “Vale” possa também ser da União (independentemente de credo religioso, segmento filosófico, partido político, entre outras coisas), da Transformação Social e, principalmente, um Vale de Cidadãos Conscientes com a sua própria responsabilidade diante do futuro da comunidade.
Percebemos também que Santa Rita do Sapucaí, ainda que seja uma cidade tecnológica e voltada ao conhecimento, carece de projetos que possibilitem uma maior democratização da leitura. O acesso à leitura e as atividades lúdicas devem ser oportunizado a todos, principalmente aqueles que se encontram em situação de risco ou com dificuldades situacionais.
Neste sentido, O Lar Espírita Mãos de Amor – LEMA, que completa vinte anos de atividades em Santa Rita do Sapucaí no ano de 2015, por meio dos seus participantes e da busca de parcerias institucionais e com a comunidade, decidiu iniciar uma campanha para arrecadar livros e o aporte estrutural de uma biblioteca, a fim de criar uma biblioteca infanto-juvenil para a Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”.

2     OBJETIVOS DO PROJETO

2.1 Objetivo Geral

  Este projeto tem como objetivo geral implantar uma biblioteca infanto-juvenil na Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”, localizada na Avenida João Camargo, 100, em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais.

2.2  Objetivos específicos

·         Conscientizar a população local da importância de se promover a leitura e o desenvolvimento de atividades lúdicas na população infanto-juvenil;
·         Ampliar o conceito de “Vale da Eletrônica” para algo mais amplo que a criação de empresas, incorporando como parte inerente ao mesmo, o aspecto cultural e de criação de uma rede de apoio social;
·         Criar uma infraestrutura de uma biblioteca infanto-juvenil para as crianças e jovens institucionalizados na Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”.

3     JUSTIFICATIVA

A execução deste projeto poderá trazer benefícios para diversos atores da sociedade de Santa Rita do Sapucaí. Nos parágrafos seguintes, nos limitamos a citar três beneficiários diretos.
        O primeiro beneficiário direto seria as crianças e jovens institucionalizados na Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”, que terão a oportunidade de desenvolver leituras agradáveis e agregadoras de conhecimento, além de desenvolver atividades lúdicas.
      O Segundo Beneficiário direto, seria a própria Instituição organizadora do projeto, o Lar Espírita Mãos de Amor e os seus parceiros, que por meio deste, terão a oportunidade de trabalhar em prol de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional e de dar as mãos a todas as pessoas de boa vontade que se predispuserem a fazer parte deste sonho.
O terceiro beneficiário direto seria a própria comunidade de Santa Rita do Sapucaí. Acreditamos que ao envolvermos a sociedade neste projeto, indubitavelmente estaremos despertando a sociedade para a criação de novas ações. Seria muito realizador se conseguirmos despertar, ainda que seja uma parcela ínfima da sociedade e de instituições, para a realização de projetos ecumênicos, imparciais, sérios e estruturados, os quais privilegiassem as mãos dadas ao invés de aplausos efêmeros ou interesses particulares.

4     METODOLOGIA

A metodologia para o desenvolvimento deste projeto pode ser vista no quadro 1, apresentado a seguir.
Quadro 1: Metodologia de desenvolvimento do projeto
Fases
Características
Status



Diagnóstico
Esta primeira parte do projeto diz respeito a conhecer a instituição a ser ajudada. Esta fase já foi desenvolvida parcialmente, uma vez que já foi feita uma visita, ainda que não entrássemos na instituição, na qual se verificou a necessidade da constituição de uma biblioteca infanto-juvenil e uma brinquedoteca.
Realizada.
Planejamento
Esta fase contempla o planejamento das atividades e a apresentação e discussão do planejamento com os gestores da instituição.
Parcialmente realizada. O planejamento já está realizado por meio deste projeto. Falta a apresentação formal do mesmo e a realização de eventuais ajustes a serem demandados pela instituição.
Execução
Esta fase consiste no desenvolvimento deste projeto, ou seja, a realização da campanha, a arrecadação dos livros e brinquedos e a organização dos mesmos em um espaço.
A ser realizada conforme cronograma apresentado no item 9 deste projeto.
Avaliação
Fase final, na qual será avaliado o cumprimento dos objetivos propostos neste projeto.
A ser realizada conforme cronograma apresentado no item 9 deste projeto.
Fonte: Elaborado pelo autor.


5     FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL

A biblioteca infanto-juvenil a ser estruturada funcionará em uma dependência da Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”, a qual deverá ser definida pela coordenadora da casa, assim como a condução e organização da mesma, obedecerá aos critérios da própria instituição.
Este projeto tem como propósito criar uma biblioteca de forma harmonizada, aconchegante, com tapete, pufes, almofadas, mesas cadeiras, prateleiras, boa iluminação, pintura infantil contextualizada, espaço de leitura e pesquisa.

6.    ACERVO DA BIBLIOTECA DA CASA DA CRIANÇA “IRMÃ MARIA DOMITILA DE ALMEIDA”

Ao realizar a conversa com a coordenadora da Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”, acordou-se por focar o acervo bibliográfico somente na aquisição de livros infanto-juvenis. A opção por este tipo de literatura se justifica pela idade dos acolhidos na instituição. Deste modo, acredita-se que livros atuais e voltados para a sua realidade serão mais motivadores para despertar o desejo de leitura.
A seleção dos livros será realizada pela coordenação da Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida”. Os livros não selecionados pela instituição, serão entregues ao LEMA que, por sua vez, dará o direcionamento dos mesmos para outra instituição.


Com relação ao acervo, o mesmo poderá conter as seguintes temáticas:
·         Alimentação saudável;
·         Animais;
·         Apoio Escolar;
·         Atividades;
·         Boas Maneiras;
·         Clássicos;
·         Fábulas;
·         Colorir;
·         Cores e formas;
·         Corpo humano;
·         Dinossauros;
·         Ensino fundamental;
·         Folclore;
·         Religioso (Qualquer religião, desde que contextualizado para o público infanto-juvenil);
·         Letras e números;
·         Literatura;
·         Magia e aventura;
·         Meio ambiente e natureza;
·         Meios de transporte;
·         Saúde e higiene;
·         Sentimentos e emoções;
·         Valores familiares;
·         História em quadrinhos (Gibis);
·         DVD original (filmes, desenhos e programas pedagógicos);
·         Outras.

7.    PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NO PROJETO

Este projeto, a princípio, envolve profissionais de variados níveis de conhecimento (Ensino fundamental, graduação, especialização, mestrado e doutorado) e das mais diversas áreas (Administração, pedagogia, engenharia, entre outras). Acredita-se que novos profissionais irão agregar valor, à medida que as parcerias forem sendo realizadas.

8.    PARCERIAS

A partir da aprovação deste projeto pela coordenadora da Casa da Criança “Irmã Maria Domitila de Almeida” e pelas demais autoridades responsáveis pela instituição, o LEMA dará inicio a busca de parcerias para a arrecadação dos livros e demais materiais para a composição da biblioteca. Buscar-se-á parcerias com empresas, comércios, jornais locais, rádio, instituições religiosas e associações.
Nas campanhas para a aquisição de livros e demais materiais, os nomes dos parceiros aparecerão conforme mostra o Apêndice 1.
As parcerias podem ser de várias formas, conforme mostra os tópicos seguintes:
·         Mobilizando o público interno e externo da sua organização para a doação de livros. Normalmente se coloca uma caixa na qual as pessoas colocam os livros a serem doados e divulgação interna;
·         Doação de material ou serviço para campanha;
·         Doação dos demais itens que compõem a estrutura da biblioteca.


9.    LISTA DE MATERIAIS E SERVIÇOS A SEREM ARRECADADOS NA CAMPANHA

Materiais
Valores Estimados
Tv led tela plana 49 polegadas
R$ 1520,00
Aparelho DVD Player
R$ 120,00
Duas poltronas da linha infantil
R$ 800,00
3 pufs
R$ 300,00
2 mesas e quatro cadeiras infantil
R$ 700,00
3 estantes
R$ 600,00
2 Tapetes (Tatame infantil)
R$ 80,00
Tinta e demais acessórios para pintura
R$ 200,00
Dois computadores em bom estado
R$ 2000,00
2 Mesas para computador
R$ 300,00
Livros com temática infanto-juvenil. (700 livros com média de R$ 10,00 por livro)
R$ 7000,00
Total
R$ 13.620,00
Observação:
·         Os Valores são estimados por meio de pesquisa na internet;
·         A campanha será direcionada para a obtenção dos materiais listados e não para a obtenção dos recursos financeiros.



10.    FINANCIAMENTO DO PROJETO.

A elaboração e execução do projeto serão realizadas com recursos do Lar Espírita Mãos de Amor e pelos demais parceiros.


Fonte da figura ilustrativa inicial: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/comunicacao/noticias/?p=108866

Comentários